O curso


Licenciatura em Dança
O curso de Graduação Licenciatura em Dança da UFMG é ministrado na Escola de Belas Artes no período noturno e oferece 20 vagas anuais com entrada no segundo semestre.
Com o objetivo de aprimorar e aprofundar os conhecimentos prévios que os candidatos já têm da sua trajetória em dança, estes devem ser capazes de demonstrar conhecimentos básicos estruturais na execução de movimentos de dança.
O processo seletivo se faz pelo exame vestibular em duas etapas, a primeira inclui as provas de conhecimentos gerais do núcleo comum de disciplinas, tendo como referência o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); e a segunda, que consiste das provas específicas de História e Português-Literatura Brasileira, mais duas provas de conhecimentos específicos da área, a saber: a prova de Habilidade Corporal de Dança, na qual o candidato realiza um conjunto de exercícios corporais práticos, ministrados por um instrutor, e a prova de Domínio do Movimento Dançado, que é a apresentação de uma coreografia solo elaborada pelo candidato a partir da formação prévia que possui.
A Licenciatura em Dança forma o docente de dança, teórica e metodologicamente habilitado e instrumentalizado para o exercício da docência no ensino básico, bem como na pesquisa e na extensão. Para tanto deve desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos na área das artes cênicas, educação física, letras, história, educação e filosofia.
O curso oferece ao aluno a possibilidade de aprofundamento em dois percursos estético-pedagógicos que estão em consonância com a política de flexibilização curricular da UFMG, nos quais o aluno tem a possibilidades de enriquecimento curricular podendo verticalizar conhecimentos teórico/práticos considerando sua trajetória de formação pré-acadêmica. São eles: Percurso Estético-Pedagógico I – Dança Contemporânea ePercurso Estético-Pedagógico II – Danças Populares Brasileiras:
A profissão
Quem se forma no curso de Licenciatura em Dança está capacitado a trabalhar como professor de Dança na educação básica, assim como nos cursos livres de Dança e cursos técnicos, pois estará munido de subsídios conceituais, práticos e teóricos que ampliam a atuação docente nas interfaces da dança com as demais áreas artísticas.
Com maior consciência crítica sobre o seu papel social e a importância do ensino da arte para a coletividade, esse profissional, estará fortalecido para o exercício da docência, habilitado e instrumentalizado técnica e teoricamente para a aplicação pedagógica do ato de dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário